Consulta Nutricional

Online & Presencial

Foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U), do dia 21 de agosto de 2020, a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nº 660, que autoriza os nutricionistas a realizar o atendimento online de pacientes, inclusive na primeira consulta, até o dia 28 de fevereiro de 2021.

Anamnese Nutricional Completa

Antes do atendimento nutricional diversas perguntas são feitas para conhecer o cliente por meio de um questionário enviado, tais como a sua rotina, hábitos alimentares, doenças prévias, preferências, aversões, alergias, intolerâncias alimentares, uso de medicamentos, histórico familiar, entre outras informações necessárias para que seu planejamento alimentar seja totalmente individualizado e personalizado às suas necessidades.

Avaliação Antropométrica

A antropometria é um método de avaliação corporal que mede o percentual de gordura do cliente. Esta avaliação é muito importante para serem traçados os objetivos futuros, além de servir de parâmetro para comparação da evolução de um processo de reeducação alimentar.

Avaliação dos Exames Laboratoriais

A análise de exame de sangue realizado dentro de um período de 03 (três) meses é importante para se ter conhecimento dos últimos índices medidos pelo cliente.

Caso não possua, fique tranquilo(a), pois, a solicitação de exames bioquímicos pelo nutricionista é respaldada pela Lei Federal nº 8.234, de 17 de setembro de 1991 - art. 4º, § 8º : “É atribuído ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietético.”

Planejamento Alimentar

São determinadas as necessidades nutricionais a partir da realização dos cálculos das necessidades calóricas, baseado no gasto energético e no estado nutricional do cliente, levando em consideração sua rotina e sua prática de atividade física.

Desta forma, é elabora um cardápio individualizado, estruturado em macronutrientes, tais como: carboidratos, proteínas e lipídeos e micronutrientes, como vitaminas e minerais, além da ingestão hídrica. De acordo com esse planejamento são disponibilizadas listas de substituições e combinações variadas, para que a adesão seja ainda maior.

O acompanhamento após a primeira consulta cobre o período de 30 dias.

Consultas Posteriores

De acordo com o objetivo de cada cliente, novas consultas serão marcadas, inclusive de retorno, para prosseguir com o acompanhamento nutricional.