Nutrição Esportiva

Atletas ou praticantes de exercícios físicos (profissionais e amadores), devido à intensidade dos treinamentos, precisam ficar atentos ao maior gasto de energia e de calorias.

Por isso, a avaliação e o acompanhamento nutricional constante são importantes para colocar em prática um novo estilo de vida, ajudando no desenvolvimento completo de seu desempenho.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

Consiste em achar o equilíbrio entre o seu estilo de vida e a sua alimentação. Atletas gastam muita energia e, por isso, precisam de uma dieta balanceada, de acordo com a modalidade praticada. O nutricionista auxilia na identificação da carência do organismo, melhorando o desenvolvimento do corpo.

AUMENTO DE MASSA MUSCULAR

Estima-se que em torno de 60 a 70% do sucesso em um programa de treinamento dependa da alimentação que o atleta leva. A dieta ideal é aquela que supre todas as necessidades de cada atleta. A ausência de alimentos específicos, mesmo com a realização de exercícios, não garante o aumento da massa muscular e pode até prejudicar o desempenho.

ORIENTAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE SUPLEMENTOS

Ter uma suplementação nutricional adequada ajuda no desempenho dos atletas. Ela pode ajudar ainda a maximizar o ganho de massa muscular e otimizar todos os exercícios realizados. O especialista auxilia na identificação da carência do organismo melhorando o desenvolvimento do corpo.

REDUÇÃO DO PERCENTUAL DE GORDURA

Perder peso não significa que o corpo esteja saudável. É preciso perder gordura no organismo além de diminuir o número na balança. A combinação da dieta individual e atividade física é a melhor fórmula para emagrecer e ganhar saúde.

AUMENTO DA PERFORMANCE NO EXERCÍCIO

Atletas precisam estar em forma para não correrem risco de lesões, perdas ou aumento de peso. O plano alimentar depende do propósito de cada atleta, por isso ele deve ser personalizado. Com a dieta certa, rica em nutrientes, é possível melhorar o desempenho e até aumentar a intensidade dos exercícios, caso esse seja o objetivo.

PREPARAÇÃO PARA COMPETIÇÕES ESPORTIVAS

Independente da especialidade ou modalidade praticada, é preciso se preparar antes das provas para se obter o melhor desempenho. Diante disso, a nutrição esportiva ajuda a armazenar energia no músculo para manter o ritmo antes, durante e depois das competições.